O Artigo Bento Goncalves
Morgana Trevisan e Jonas Rossatto da universidade de Caxias do Sul, tem como objetivo observar a inserção deste município no contexto global, assim como suas implicações diante do fato.
Para entendermos o processo de colonização e de desenvolvimento de Bento
Gonçalves, precisamos voltar na Historia e Rever alguns aspectos. Nos primórdios do século
XIX intensificou-se o processo de povoamento desta região, devido a chegada de imigrantes italianos que deixaram sua pátria devido ao momento histórico vivido pela Itália que os obrigou a buscarem uma vida digna em outro local e fundaram então a colônia dona Isabel, atual cidade de Bento Gonçalves.
Os italianos chegaram ao Brasil a partir de 1875, sendo que, até 1914 somavam cerca de 1 milhão de imigrantes. Sua chegada a capital do estado do Rio Grande do Sul se deu após longo dias de viagem em navios cargueiros sobre carregados com diversos casos de doenças, acidentes e mortes.
Estes imigrantes vieram com o intuito de colonizar as imensas áreas de Mata ainda intactas. A entrega de lotes se deu de maneira lenta, com credito para que os mesmos pagassem conforme produziam.
Estas atividades de desbravamento da Mata propiciaram uma rápida mudança na vegetação local que era composta pela floresta ombrófila mista e pela floresta estacional decidual. Sendo que está paisagem logo sofreu transformações e em pouco tempo principalmente o setor vinícola teve um grande desenvolvimento. O qual hoje e referencia em todo o estado e a nível nacional devido à qualidade em seus vinhos.
Alem da modificação na paisagem, os colonizadores inseriram casas de negócios, iluminação urbana, estrada de ferro, linhas telefônicas, construíram estradas para o escoamento da produção junto a mercados consumidores do estado, pais e ate mesmo no exterior, o que tem originado no desenvolvimento econômico e se tornando a base para o que hoje encontramos.
Percebe-se, que como Bento