LINHAS PSICOLOGIA
A psicologia oferece diferentes linhas terapêuticas, sendo que são elas que definem a maneira como o profissional vai atuar com seu paciente. As linhas terapêuticas em psicologia são baseadas em abordagens teóricas e técnicas psicoterapêuticas.
Muitas pessoas passam por dois ou três profissionais de psicologia antes de definirem com qual terapeuta realizarão seu tratamento. Costumam comentar com amigos que não se “adaptaram” à maneira de trabalho deles. Isso ocorre porque grande parte das pessoas desconhece que existam diferentes linhas terapêuticas, e, assim, não buscam os profissionais adequados.
A melhor linha terapêutica é aquela que faz você se sentir mais à vontade no tratamento, mais seguro e confiante. Pesquisadores informam que existem mais de 200 tipos de psicoterapia, mas algumas linhas são consideradas as principais.
Freud, Jung e Lacan
Psicanálise, Junguiana e Lacaniana estão entre as mais populares linhas de terapia. Na psicanálise, o terapeuta investiga os processos mentais do paciente por meio do relato de suas experiências. Normalmente, o consultório possui divã. Não há cronologia determinada para que o paciente conte suas vivências, sendo que ele leva ao terapeuta o que considera mais importante. A partir disso, o terapeuta vai realizando o diagnóstico do paciente, com o objetivo de procurar a origem dos transtornos mentais. O número de sessões semanais é variado. O terapeuta analisa o desenvolvimento do homem e de sua personalidade, além de tentar encontrar as motivações de suas atitudes atuais. Freud é o criador da Psicanálise.
A terapia Junguiana, também definida como psicologia analítica, foi criada por Carl Jung, discípulo de Freud, e leva em consideração em primeiro lugar as manifestações do inconsciente. O objetivo desta terapia é que o paciente tome consciência de emoções reprimidas e suas origens além de descobrir e aceitar conflitos não aceitos. Os junguianos utilizam