Linha do tempo da psicologia
A linha do tempo da psicologia pode ser dividida em dois grandes períodos. O Primeiro chamado de Pré Científico teve seu início nos filósofos em 700 a.C indo até a última metade do Século XIX. Os gregos eram o povo o mais evoluído nessa época, o que permitiu que se ocupassem das coisas do espírito, como a filosofia e a arte. Em seus esforços para compreender o universo se depararam com o seguinte questionamento: Como podemos nos conhecer? Esse questionamento foi o que os levou a examinar os processos humanos do conhecimento levando alguns desses filósofos a dedicar-se a compreender o homem e seu interior.
O segundo grande momento chamado de Científico teve seu início aproximadamente em 1879 até os dias atuais. No século 19 destaca-se o papel da ciência com seu avanço necessário junto ao crescimento do capitalismo. No meado deste mesmo século, a psicologia passa a ser estudada, além da filosofia, pela Fisiologia e pela Neurofisiologia, chegando a teorias sobre o sistema nervoso central demonstrando que o pensamento, as percepções e os sentimentos humanos eram produtos desse sistema.
O berço da psicologia moderna foi na Alemanha do final do século 19. Seguiram para lá muitos estudiosos de outros países, como Inglaterra e Estados Unidos. À medida que foi se desprendendo da filosofia, ela ganha seu status de ciência e embora tenha nascido na Alemanha, é nos Estados Unidos que ela encontra campo para seu crescimento rápido. Foi lá que surgiram as primeiras escolas em Psicologia que deram origem a inúmeras que existem até hoje.
A presente pesquisa tem como objetivo traçar uma linha do tempo da Psicologia, para o melhor entendimento de sua evolução como ciência, e ainda e mostrar sua trajetória e importância histórica.
II - A Linha do Tempo
Psicologia Pré-Científica
VI a.C – Os Filósofos
Tales – Deu início a investigação científica, encontrando a sua unidade em uma substância concreta, a água.
Demócrito – O universo é