O aparecimento da escola moderna.
GABRIELA LOURENÇO DE CARVALHO
ANÁLISE CRÍTICA: O APARECIMENTO DA ESCOLA MODERNA.
UMA HISTÓRIA ILUSTRADA
Hilsdorf, M. L. S.
BAURU, 2014
O texto começa falando da importância social e pedagógica, fundadas por Jean-Baptista e de La Salle (1651-1719) em as Escolas cristãs. Os irmãos alem de adotarem os mais recentes procedimentos técnicos e metodológicos da época, introduziram mudanças fundamentais para o ensino. Ensinavam não só a alfabetização reduzida (ler e escrever), como também todo o conjunto (leitura, escrita, aritmética doutrinam civilidade e latim) para um conjunto reunido de alunos.
Uma novidade nessas escolas lassalistas gratuitas, como eram nomeadas, é que se abriu espaço, para formação de novos profissionais, como os escrivães, já que poucos estudantes tinham acesso á escrita nas pequenas escolas francesas, a partir daí, com a aprendizagem da ortografia e caligráfica das letras ronde e bastardo cursivo, não só mais os mestres-escrivaes continuavam a ensinar as regras das corporações dos calígrafos, começa-se então a aprendizagem da escrita comercial.
La Salle foi uma grande inovação para frança, não só no ramo pedagógico como no âmbito altruísta social, onde forneceu escolas para pobres, professores e ate para jovens que já haviam cometido crime, em outras palavras, a escola que ate então era considerada particular para elite, agora vai se tornando pública, com direito a aulas especificas de determinada língua, matemática e ciências, fora seu método rigoroso e pratico, separando as turmas em classes de idade e de conhecimento.
Definitivamente, se levarmos o método Lassalista, rigoroso, onde se pregava a obediência, pontualidade, silêncio e como se portar de maneira crista, enxergaremos que atualmente possuímos sabedoria para adotar métodos mais dinâmicos e eficases de ensino, porem independente da rigorosidade deste