Origem da engenharia
Com a rápida expansão dos conhecimentos científicos e sua aplicação a problemas práticos, surge o engenheiro. O aparecimento formal desse profissional resultou, na realidade, de todo um processo de evolução ocorrido durante milhares de anos. Aos poucos a engenharia foi se estruturando, fruto fundamentalmente do desenvolvimento da matemática, da explicação dos fenômenos físicos, dos experimentos realizados - em ambiente controlado -, da prática de campo, da sistematização de cursos formais. Quando no século 18 se chegou a um conjunto sistemático e ordenado de doutrinas, estava lançada, definitivamente, a semente da nova engenharia.
Mesmo com a primeira escola dedicada à formação de engenheiros e artilheiros tendo sido fundada em 1506 em Veneza, o primeiro título de engenheiro foi usado pelo inglês John Smeaton (1724-1792), que teria se autointitulado engenheiro civil. Que definia toda engenharia que não se ocupava de serviços públicos ou do Estado. Em outros países compreendia toda engenharia com exceção da militar.
Ainda no século 18, vários cientistas franceses contribuíram para a definição da técnica científica, que resultou na fundação, em Paris, em 1774, da Ecole Polytechnique, que tinha como finalidade ensinar as aplicações da matemática aos problemas da engenharia. O que ocasionou num significativo desenvolvimento técnico em áreas tais como: extração de minérios,