Microbiologia
1 – Como ocorre e o que é esporulação?
A esporulação, processo pelo qual alguns gêneros de bactérias formam esporos, ocorre quando estas bactérias estão face a situações críticas para sua sobrevivência, ou seja, as condições ambientais são adversas para o crescimento bacteriano. De maneira geral, isto ocorre quando há falta de nutrientes, como carbono ou nitrogênio (1). Os esporos apresentam-se sob a forma de corpúsculos esféricos ou ovóides, livres ou no interior da bactéria. Formam-se pela invaginação de uma dupla camada de membrana celular, que se fecha para envolver um cromossoma e uma pequena quantidade de citoplasma, garantindo a sobrevivência da espécie. Esta camada é responsável pela resistência à coloração e ao ataque dos agentes fisicos e químicos da esterilização e desinfecção (2). São características comuns aos esporos: decréscimo na quantidade total de água em comparação com o estado vegetativo, refratividade, alta resistência a condições ambientais adversas, habilidade de germinar e produzir células vegetativas após longos períodos de estocagem.
2 – diferencie a técnica de GRAM para bactérias GRAM + e GRAM – (tem que falar da parede celular, peptidioglicanos).
O método da coloração de Gram é baseado na capacidade das paredes celulares de bactérias Gram-positivas de reterem o corante cristal violeta no citoplasma durante um tratamento com etanol-acetona enquanto que as paredes celulares de bactérias Gram-negativas não o fazem.
As Gram + tem parede mais grossa devido a maior presença de peptideoglicanos, enquanto que as Gram – possuem poucos peptideoglicanos que são destruidos durante a fase de descolorização.
Fixaçao violeta cristal lugol descolorização (alcool) contra corante rosa
3 – classificação quanto a temperatura de crescimento das bactérias (bac. Psicrofilas, mesófilas).
Psicrofilas, mesófilas, termófilas, termofilas extremas
4 – Classificação das bactérias quanto a utilização do oxigênio, para metabolização.
Anaeróbias