Origem da Engenharia
Daniel Roa
Erik Theodoro
Rodolfo Eduardo
Roger Augusto dos Santos
Rodrigo Bincoleto
Origem da Engenharia
Bauru
Março / 2015
FACULDADE INTEGRADAS DE BAURU
ENGENHARIA CIVIL E DE PRODUÇÃO
TRABALHO APRESENTADO À DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
Trabalho apresentado como requisito parcial para a obtenção de nota do primeiro bimestre do primeiro semestre do curso de Engenharia Civil e de
Produção na disciplina “Introdução à Engenharia” da Faculdade Integradas de Bauru.
elaborado por Antonio Carlos Garcia; Daniel Roa; Erik Theodoro; Rodolfo Eduardo;
Roger Augusto dos Santos; Rodrigo Bincoleto.
RESUMO
A engenharia quando considerada como arte de construir é evidentemente tão antiga quanto o homem. Quando nossos ancestrais começaram a elaborar as suas primeiras armas e ferramentas, estavam pensando em algo que pudesse trazer maior facilidade para
as suas vidas, estavam
praticando
a
engenharia.
Conhecimentos e técnicas se acumularam e foram transmitidas de geração para geração e, nas mãos certas, foram sendo aperfeiçoados.
No entanto, quando considerada como um conjunto organizado de conhecimentos com base científica aplicada à construção em geral é relativamente recente, podendo-se dizer que data do século XVIII.
Já os primeiros engenheiros diplomados surgiram na França na École Nationale des
Ponts et Chaussés. No brasil, o ensino de engenharia teve origem no ensino militar em 1699 foi criada por carta régia, a Aula de Fortificação, que promovia conhecimentos de engenharia e, posteriormente (1738), conhecida como Aula do terço de Artilharia. Não era um ensino regulamentado como programa de ensino, sabendo-se apenas que tinha a duração de cinco anos.
Durante a Revolução Industrial com a necessidade de máquinas especiali houve um crescimento acentuado da engenharia mecânica. A engenharia quimica tal como a mecanica, também desenvolveu-se no seculo XIX.
Logo a frente chegamos na engenharia aeroespacial que passou também lidar com
o