O ADMINISTRADOR DE EMPRESAS
Contexto Histórico
É muito difícil precisar até que ponto os homens da Antiguidade, da Idade Média e até mesmo do início da Idade Moderna tinham consciência de que estavam praticando a arte de administrar. Entretanto, sabe-se que desde os primórdios da humanidade, o homem associou-se a outros para conseguir, por meio do esforço conjunto, determinados objetivos. Desse esforço conjunto surgiram as empresas rudimentares, que remontam à época dos assírios, sumérios, babilônios, egípcios, fenícios etc. Porém, a história da administração é relativamente recente, e surgiu com o aparecimento da grande empresa.
O fenômeno que provocou o aparecimento da grande empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, ficou conhecido como a Revolução Industrial. A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776. A aplicação da máquina a vapor no processo de produção provocou um enorme surto de industrialização.
Ao final desse período, o mundo já não era mais o mesmo. E a moderna administração surgiu em resposta a duas conseqüências provocadas pela Revolução Industrial:
• Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação.
• Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
A Moderna Administração
A moderna administração surgiu no início deste século, quando dois engenheiros publicaram suas experiências. Um era americano, Frederick Winlow Taylor (1856-1915) que veio a desenvolver a chamada Escola da Administração Científica, com a preocupação de aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho dos operários. O