“Violência ao Idoso,” que medidas poderiam acabar ou diminuir com esses problemas tão alarmantes na sociedade
Na construção de medidas de intervenção no mau trato aos idosos muito tem a fazer no âmbito social:
• Leis que assegurem uma aposentadoria digna para sua independência na velhice.
• Educar nossos jovens para que vejam o quanto é importante à experiência de vida que o idoso pode transmitir e ensinar, pois, apesar de estar “velho” ele existe e continua existindo tendo muito a contribuir para o crescimento de cada jovem.
• Construir mais abrigos para idosos, que ofereçam; apoio social e psicológico, lazer, saúde, hábitos alimentares saudáveis, atividades intelectuais, atividades físicas, muito carinho e proteção.
• Divulgar e pôr em prática as Leis do Estatuto do Idoso.
• Formar profissionais de serviço social comprometido com o bem estar e a proteção ao idoso.
A sociedade e a família podem proporcionar uma qualidade de vida, onde ele poderá ter alegria e prazer suficiente para se sentir produtivo, ativo, amparado, amado e útil.
Nos dias de hoje muitos idosos estão sendo vítimas de maus tratos, sendo agredidos, machucados fisicamente e moralmente, sendo causada muitas vezes por falta de uma boa situação econômica. São maltratados por não terem condições financeiras, acabam sendo considerados estorvos na vida de filhos e parentes. Ao contrário, se talvez não precisassem depender dessas pessoas, pelas quais são maltratados, mas não fazem nenhuma denúncia, porque precisam do dinheiro dos seus agressores para se alimentar e compra medicamentos.
Para ensinar uma jovem a respeitar as pessoas mais velhas é fácil, o exemplo fala mais que mil palavras, nossos jovens precisam ver como hoje cuidamos dos nossos idosos e assim amanhã cuidarão de nós.
A respeito dos abrigos, precisamos de maiores quantidades, pois a demanda é grande devido à população idosa estar aumentando. E lá precisamos possuir funcionários comprometidos com o trabalho, pessoas que amam o que