disciplinares I
Aluno(s):
Rafaella da Silva e Silva _R.A _1317340
Rosana Coelho Moraes _R.A_1317345
Tamires Gonçalves Teixeira _RA_1301152
POLO
_Belém/Nazaré
2013
TRABALHO EM GRUPO (TG)
CURSO: Serviço Social
BIMESTRE: 3º
TURMA: 2013
DISCILPINA: Estudos Disciplinares I
PROFESSORA: Amarílis Tudella
Questão
A violência ao idoso torna-se ainda mais preocupante se compreendermos que o acelerado crescimento da população de idosos, apesar de ser considerado fator positivo para a história do desenvolvimento da humanidade, não ocorre em consonância com a criação de medidas que visem a garantir a qualidade de vida desses indivíduos. Ao contrário do que se imaginava, esse crescimento apontou problemas de ordem social, política e econômica, fomentando a criação e o desenvolvimento da violência. Quais medidas poderiam acabar ou diminuir com esses problemas tão alarmantes na sociedade? Resp. A violência ao idoso tornou-se um problema social, onde os “vilões”, sempre serão pessoas da família, amigos ou pessoas próximas.
A COBAP (confederação brasileira dos aposentados e pensionistas) em 1997 conquistou e garantiu aos idosos, seus direitos, assegurado por lei.
As famílias além de cuidar dos idosos terão que demonstrar carinho e atenção a eles, fazendo-lhes compreender as suas utilidades.
Quem nunca ouviu falar nas historias de seus avos, e em seus conselhos. Temos que ter amor e respeito, pois assim estaremos assegurando e respeitando nossa própria velhice. Devemos incentiva-los a praticar esporte, cuidar de sua saúde, lazer e participar de grupos da terceira idade.
Amar, cuidar dos idosos e respeita-los é amar a vida.