intevencao social
O presente trabalho de investigação surge no âmbito da cadeira de metodologias de intervenção social, e tem como tema. Áreas de intervenção social, e tem como objectivo geral: Analisar a importância da intervenção social em determinadas áreas de Acão; Objectivos Especificos: identificar os factores que condicionam a sanidade da intervenção social; elencar os aspectos que aparecem com a intervenção social.
Metodologia usadas para a realização do trabalho recorreu-se a pesquisas bibliográficas, leitura síntese e compilação de conteúdos que geraram o trabalho final, as referências bibliográficas usadas para a materialização do trabalho constam na última página reservada para a bibliografia.
Para melhor compreensão vamos esclarecer sobre os direitos que servem de alicerce para a aplicação da intervenção social, que passamos a elencar:
Direitos civis, fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Desdobram- se em garantia de ir e vir, de escolher o trabalho, de manifestar o pensamento, de organizar-se, de ter respeitada a inviolabilidade do lar e da correspondência, de não ser preso a não ser pela autoridade competente e de acordo com as leis, de não ser condenado sem processo legal regular. Sua garantia se baseia na existência de uma justiça independente, eficiente, barata e acessível a todos. Sua essência é a ideia de liberdade individual.
Direitos sociais garantem a participação na ri- queza coletiva. Incluem o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, à aposentadoria. A garantia da sua vigência depende da existência de uma eficiente máquina administrativa do Poder Executivo. “Os direitos sociais permitem às sociedades politicasmente organizadas reduzir os excessos de desigualdade produzidos pelo capitalismo e garantir um mínimo de bem-estar para todos”. Sua idéia central é a da justiça social, (OLIVEIRA, 1984:26). .
2. A Assistência Social
É uma política pública, direito do cidadão que dela