O Advogado e a Sociedade
Efigênia Rocha
Direito:
O ADVOGADO E A SOCIEDADE
1. INTRODUÇÃO
O referente trabalho mostrará as principais regras éticas que orientam a conduta e atuação do advogado e também de apontar o papel do profissional de Direito na sociedade atual.
Em questão do problema do tema supracitado, que para Lakatos, (2010, p.143) seria uma “dificuldade, teórica ou prática, no conhecimento de alguma coisa de real importância, para a qual se deve encontrar uma solução”, tem em saber, qual o papel do profissional de Direito na sociedade?
Que como respostas prováveis, daremos as hipóteses que como profissional de Direito, o mesmo deve exercer um papel fundamental na formação da sociedade em busca de princípios de justiça, igualdade, liberdade, dignidade da pessoa humana e, especialmente pela ética. E também de atuar como defensor dos direitos para uma sociedade plural, democrática e principalmente justa.
Ao decorrer da pesquisa, o objetivo geral será em apresentar o papel do profissional de Direito na sociedade atual; destacar a importância do compromisso da advocacia para a cidadania; entender como a ética atua no papel do advogado para a preservação dos direitos garantidos aos cidadãos. E apresentando como objetivo específico, a importância da ética e do compromisso com a cidadania relacionado com o profissional de direito. A advocacia tem como instrumento normativo o Código de Ética e Disciplina da OAB, cujas premissas se fundamentam na valorização dos princípios éticos e no domínio da ciência jurídica. É um dos compromissos primordiais, observar que o advogado tem como obrigação estabelecer uma excelente relação com o cliente e com a sociedade como um todo, bem como de ter uma conduta compatível com os demais princípios da moral individual, social e profissional para preservação da ordem e dos direitos assegurados aos cidadãos pelo estado democrático de Direito.
2. METODOLOGIA:
Define-se metodologia como o estudo dos métodos ou