Papel do Advogado na Sociedade
O encarregado de manejar esse conflito em nome da pessoa é o advogado. Para isso, ele age em nome de terceiro, ficando responsável para manejar o conflito e buscar a melhor solução para seu cliente.
Por isso é primordial a ética do advogado em sua função, uma vez que ele trabalha diretamente com a vida, o bem estar de seu cliente. Quando o cliente contrata o advogado ele está depositando toda sua confiança, algumas vezes a conquista de uma vida de trabalho, no advogado.
O advogado tem que agir com boa-fé, lealdade na sua relação profissional, tem que defender com a mesma fidelidade os mais humildes o mais abastados, não pode permitir que o ganho material prevaleça sobre a finalidade de seu trabalho que é solucionar o conflito de seu cliente.
No âmbito penal, cabe ao promotor lutar pela justiça daqueles que não podem propor a ação penal. É de suma importância respeitar a imparcialidade e a legalidade. O promotor tem como função preservar os valores do Estado, como por exemplo, a repressão do crime. Nesse caso, o promotor trata da liberdade individual do sujeito, um direito fundamental de qualquer cidadão. Por isso é importante a ética no Ministério Público.
Já o juiz deve proferir a sentença cabível a aquela lide, respeitando a lei, sendo sempre imparcial e honesto, analisando as provas apresentadas e as partes que compõe o conflito. Sem benefício ou individualismo, é primordial que o juiz seja imparcial, uma vez que ele faz o papel do Estado na resolução da lide. Não podendo fazer distinção entre os mais humildes o mais abastados
Eles estão ali para resolver os conflitos que não cabe a um individuo isolado resolver, eles garantem a administração da vida em