O adolescente e o Ato infracional
wanisley gomes queiroga
o adolescente e o ato infracional
Ariquemes
2011
Introdução
O numero de crianças e adolescentes envolvidos em atos infracionais, tem aumentado a cada dia em nosso país.O objetivo desde trabalho é discutirmos o que tem levado esses menores a se envolver no mundo do crime e quais são as medidas que se podem tomar para diminuir esse envolvimento.
O Adolescente e o Ato infracional
Os índices de violência envolvendo jovens e adolescentes em nosso País vêm aumentando gradativamente. O que temos visto são diversos crimes, muita das vezes crimes hediondos, que chocam o nosso país.
“O Estatuto da Criança e do Adolescente utiliza a terminologia “ato infracional” para atribuir o fato praticado pelos mesmos, embora enquadrável como crime ou contravenção na esfera penal; só pela circunstância de sua idade, não se qualifica desta forma. Assim, para os atos infracionais praticados por jovens menores de dezoito anos, não se comina pena, mas se aplicam medidas sócio-educativas.” (AMBITO JURIDICO)
Pesquisas revelam que esses menores têm idade entre 12 e 18 anos incompleta e que a cada dia esses tem cometidos ações audaciosas cada vez mais precocemente. Essas pesquisas têm por objetivo não só saber a quantidade de adolescentes envolvidos em crimes, mas também de traçar o perfil destes. Trata-se de imagens que destacam preferencialmente crianças e adolescentes, negros ou pardos, procedentes dos estratos sócio-econômicos mais desfavorecidos da sociedade, imagens que reforçam associações entre pobreza e crime. Porem o que se pode perceber também é que o envolvimento de jovens e adolescentes de classe media e alta também tem aumentado, o que nos leva a refletir qual seria a principal causa que levam esses menores a se envolver no