O abismo existente entre ética e lei
GRUPO JF
O ABISMO EXISTENTE ENTRE ÉTICA E LEI
São Paulo
2010
Grupo JF
O ABISMO EXISTENTE ENTRE ÉTICA E LEI
São Paulo
2010
SUMÁRIO
1 Tema 4
2 Justificativa 4 3 Introdução ao Projeto 4
4 Questão de Pesquisa 6
5 Hipótese 6
6 Objetivo 6
7 Metodologia 6
8 Plano de Trabalho 7
9 Cronograma 7
10 Referências Bibliográficas 8
Segundo o IBGE em 2050, seremos 259,8 milhões de brasileiros e nossa expectativa de vida, ao nascer, será de 81,3 anos. Com o aumento populacional e uma maior expectativa de vida, nosso país deverá oferecer condições para suprimir esta demanda no transporte público. Antes de criar leis que determinem as atitudes a serem adotadas, a atitude inicial para uma “boa convivência no transporte” deve partir de cada individuo.
1 TEMA
Transporte Público Paulistano, o cumprimento da lei federal 10.048, referente à utilização do assento preferencial. 2 JUSTIFICATIVA
Escolhemos este tema a fim de explicitar o abismo existente entre ética e lei.
3 INTRODUÇÃO AO PROJETO
Neste projeto almejamos discorrer sobre a problemática em relação ao uso do assento preferencial nos transportes públicos paulistanos, pois de acordo com a lei federal 10.048: “Art. 1o As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei” (CARDOSO ;Subchefia para Assuntos Jurídico).
Se caso a lei citada acima não for cumprida, qual é a penalidade?
Atualmente o máximo que ocorre é o infrassor passar por um momento constrangedor em público, quando solicitado para ceder o assento preferencial.
Quando o individuo cede o lugar reservado, está agindo de acordo com