Nutrição e Peso Ideal
A nutrição é a combinação de processos através dos quais o organismo vivo recebe e utiliza os alimentos necessários para a manutenção de suas funções, tais como:
_ Reprodução;
_ Crescimento e conservação da vida;
_ Atividade ótima e eficiente das funções do corpo;
_ Resistência às infecções;
_ Capacidade de reparar lesões corporais.
A alimentação é a base de nossa vida, pois o consumo de alimentos é o principal combustível para o bom funcionamento do corpo e o desenvolvimento físico e mental, sabe-se que a alimentação deve ser saudável e equilibrada, tanto em qualidade, quanto em quantidade, assim teremos energia para nos mantermos ativos, e o trabalho metabólico funcionará de forma normal, conduzindo o indivíduo a atingir e manter seu peso ideal.
O hábito alimentar está diretamente ligado aos aspectos psicológicos, fisiológicos e socioculturais, fatores como consumo excessivo de cigarro e álcool, sedentarismo, estresse, alto consumo energético nas refeições diárias, resultam em deficiência de nutrientes e vitaminas, sendo assim, muitas doenças surgem relacionadas com a má nutrição. (WITT; SCHNEIDER, 2009, p. 3912).
Os nutrientes são substâncias presentes nos alimentos que atuam em uma ou mais funções do organismo, por isso, não podem ser substituídos uns pelos outros.
São divididos em:
Macronutrientes: Carboidratos, Proteínas e Lipídeos.
Micronutrientes: Vitaminas, Minerais e Água.
Os nutrientes sintetizados pelo nosso corpo são chamados de nutrientes não essenciais, e os nutrientes não sintetizados pelo nosso corpo, como vitaminas, minerais e alguns ácidos graxos, são chamados de nutrientes essenciais, estes devem ser obtidos por meio da nossa dieta ou através de suplementação.
A deficiência nutricional surge quando quantidades inadequadas de nutrientes essenciais são fornecidas aos tecidos que necessitam deles para seu funcionamento normal.
É considerada primária quando na dieta falta um ou vários nutrientes em