N Cleo Celular
COSMORAMA TEAM:
LUCAS FIRMINO
DANIEL ROMANINI
EDUARDO SANTOS
JONATAN RAMALHO
RODOLFO VIANA
A Importância do Núcleo no
Controle da Célula
No experimento ao lado -Merotomia de uma
Ameba - , A célula é seccionada ao microscópio com auxílio de um instrumento afiado, de modo a obter dois fragmentos distintos: um contendo o núcleo celular e o outro sem núcleo.
Verifica-se
então, que o fragmento nucleado rapidamente regenerava a porção perdida e constituía uma célula aparentemente normal, idêntica à sua percursora. Já o fragmente não nucleado, mais cedo ou mais tarde degenerava e morria.
A Importância do Núcleo no
Controle da Célula
A célula da Acetabularia é composta de três segmentos: uma base (o rizóide), que contém o núcleo celular; um cauloidde (prolongamento citoplasmático) e um chapéu.
NÚCLEO – O Centro Administrativo Da
Célula
O núcleo Celular é o “armazém” de todas as informações sobre a função e a estrutura da célula e, eventualmente de todo o organismo unicelular. Todas essas informações ficam na cromatina, constituída por uma ou mais moléculas de DNA.
DNA – Processos Realizados
Quando novas células surgem, sempre pela divisão de uma célula anterior, elas devem receber da célula progenitora todas as informações necessárias ao controle de funções vitais. Assim, um processo fundamental realizado pelo DNA além da síntese de proteínas, é a sua autoduplicação, que deve necessariamente ocorrer antes da divisão celular a fim de transmitir a cada uma das células-filhas todas as informações existentes na célula original. Tais ideias constituem o eixo do chamado Dogma Central da
Biologia Molecular:
O
DNA
transmite informações codificadas por meio da REPLICAÇÃO.
Síntese de RNA: a informação codificada passa para o RNA durante a TRANSCRIÇÃO.
O RNA mensageiro repassa a informação codificada para o ribossomo durante a síntese de proteínas.
As proteínas realizam quase todas as atividades biológicas do organismo.
O CICLO CELULAR
O tempo de vida de