TIPOS DE MIGRAÇÕES
TIPOS DE MIGRAÇÕES
NOME: FELIPE ROSA
TIPOS DE MIGRAÇÕES
É o movimento de uma população, temporário ou definitivo, de uma área para a outra.
Quanto ao espaço em que se realizam: Migrações Internas as que se realizam de uma área para outra, dentro de um mesmo país. Êxodo Rural: Saída da população das áreas rurais para as áreas urbanas. Êxodo Urbano: Saída da população das áreas urbanas para as áreas rurais ou periferias das áreas urbanas.
Migrações Externas quando as pessoas se deslocam de um país para outro. Intercontinentais: Migrações que se realizam entre continentes diferentes. Intracontinentais: Migrações que se realizam dentro do mesmo continente.
As Migrações Externas assumem duas formas: a Emigração e a Imigração . Emigração saída de população do seu país para outro, para aí residir. Imigração entrada da população de um país estrangeiro para aí residir.
Quanto à duração podem ser: Migrações definitivas: quando as pessoas se deslocam por tempo indeterminado. Migrações temporárias: quando as pessoas se deslocam por um determinado período de tempo. Ex: migrações sazonais (vindimas, apanha da fruta,…).
Migrações diárias: também chamadas de movimentos pendulares. Movimentos pendulares: deslocações diárias entre o local de residência e o local de trabalho.
Quanto à forma as migrações podem ser: Migrações Voluntárias: quando a decisão da deslocação é feita por vontade própria. Migrações Forçadas: quando as pessoas são obrigadas a sair da sua área de residência, por razões que ultrapassam a vontade individual. Ex: Refugiados, deslocados,…
Quanto ao controle das migrações podem ser: Migrações Legais: quando são realizadas com o conhecimento e autorização das entidades administrativas do país de destino. Migrações Clandestinas: quando as pessoas entram e ficam num determinado país sem efectarem os registros legais.
Causas das Migrações Catástrofes Naturais ou Ambientais: Sismos; Inundações; Erupções Vulcânicas; Secas