500 Anos O Brasil Republica
15 de novembro de 1889 marca o fim do império e o começo da republica . o novo regime resulta da insatisfação da monarquia a abolição da escravatura e a guerra no Paraguai deixam descontentes cafeicultores e militares e a republica e plocamada em nome do povo brasileiro.
A primeira constituição da republica
Imigrante europeus principalmente italianos e espanhóis e alemães encontam uma republica recém plocamada q ofere naturalização em massa para os estrangeiros a elite brasileira mostrase interesada na Mao de obra e no braqueamento da população.
Teóricos raciais nesse periudo culpam o mestiço pelo atraso do pais e acham natural uma superioridade do branco e uma inferioridade do negro. O índio por sua vez vale so pelas terras que o branco envade e toma a Mao armada.
A perda da terra endigena e agravada pelo avanço da cafeicultura no centro sul e a expançaoextrativista na Amazônia.
O q o branco chama passificar e naverdade amança o índio q foge para n ser escravizado nem morto pelas armas e doenças espabladas pelos brancos .
Em consequencia das teorias raciais da epoca assim como os índios os negros tambem enfrentam peseguiçoes suas praticas culturais são consideradas supersticiosas e violentas.
Mesmo assim e forte a imagem do Brasil como democracia racial n faltam elogios a uma suposta tolerância luzitana de escravidão branda. nos anos 30 a mistisagem e valorizada a obra de Gilberto freire casa grandse senzala e um exemplo disso.
Incluçao e excluçao pq nem todos os brasileiro participam da vida do pais sua inclusão n e real fica so na aparência de aceitação de gostos e expreçoes culturais po´pulares como por exemplo a feijoada q ganha lugar na mesa do branco e os sambistas q se reúnem livrimente
Mas as mulheres os analfabetos e soldados os religiosos e os índios ainda n podem votar e para os negros resta o desemprego
O Brasil e o pais q mais recebe imigrante no século 20 e em sua maioria vão preá são Paulo capital e de La