Fichamento Psicologia na Comunidade
Disciplina: Psicologia Institucional
Professora: Isabella
Fichamento - Psicologia na Comunidade
Psicologia na Comunidade é um nome que busca diferenciar o seu locus tradicional: a sala de experimentos ou discussões puramente acadêmicas, neste caso a ante- sala da gerência executiva das empresas industriais; o consultório particular centrado em atendimento unicamente individual. Onde há um movimento de aproximação entre as pessoas, bairros instituições, a comunidade vive e cria seus canais de expressão.
A psicologia vem enquanto ciência renovando seus conteúdos e técnicas, tornando se próxima de uma verdadeira Psicologia Social. Apareceu primeiramente na Inglaterra e nos Estados Unidos, espalhou por vários países com uma aceitação desigual. A Psicologia da Comunidade não foi criada com o intuito de findar uma nova ciência ou uma nova escola de psicologia mas sim para o fortalecimento da mesma na forma de pensar e pratica.
O professor americano Sheldon I. Korchin caracterizou os temas principais que marcam o pensamento atual de quem trabalha na área da Psicologia na Comunidade:
1 ) Fatores sócio ambientais: importante na determinação e modificação de comportamentos
2) Intervenções sócio – comunitárias: intervenções orientadas, eficientes para tornar as instituições sociais (exemplo: família, escola), sendo saudáveis podendo reduzir o sofrimento individual.
3) As intervenções deveriam visar mais a prevenção do que o tratamento ou a reabilitação das desordens emocionais.
4) Tendo como objetivo a melhoria da competência social
5) Esta ajuda tem maior eficácia quando obtida na proximidade do ambiente onde tais problemas aparecem, portanto os psicólogos clínicos deveriam trabalhar mais próximos da família, do que em ambientes afastados.
6) As clínicas indo ao encontro do clientes e não os clientes indo de encontro às clinicas, tendo uma flexibilidade no local e horário