psicologia em situação de desastre
FICHAMENTO DE TEXTO
instituição
cidade
ano
nome
FICHAMENTO DE TEXTO
instituição
cidade
ano
MELO, C.A., SANTOS, F.A. As contribuições da psicologia nas emergências e desastres-https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/PINFOR/article/viewFile/3177/3045-acesso em 20/03/2013
Desastre é considerado um conceito amplo e impreciso, pois devem ser levados em conta o contexto econômico, político e social em que ele ocorre. Todas essas variáveis se relacionam e o comportamento das pessoas envolvidas será o resultado de como essas instâncias estão configuradas. (MELO, apud BINDÉ E CARNEIRO, 2001, p. 171).
De acordo com a Política Nacional de Defesa Civil, o desastre é considerado o resultado de eventos adversos, naturais ou provocado pelo homem sobre o ecossistema, causando danos humanos, materiais ou ambientais e consequentes prejuízos economicos e sociais. (MELO, apud BRASIL, 2008, p.174).
A intensificação das precipitações repercute diretamente sobre os dois principais riscos existentes no município, representados pelas inundações e escorregamentos, respectivamente riscos de natureza climático-hidrográfica e geológica. (MELO, apud ROSS, 2001, p.172).
A Defesa Civil é o conjunto de ações de prevenção e de socorro, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar a integridade física e moral da população, bem como restabelecer a normalidade social. (MELO, apud LOPES et al., 2009, p.174).
A psicologia das emergências e dos desastres é definica como aquela área da psicologia que estuda as diferentes mudanças e os fenômenos pessoais presentes em uma catástrofe, seja esta natural ou provocada pelo homem, que resulta em grande número de mortos ou feridos que tendem a sofrer sequelas por toda a vida. (MELO, apud MOLINA, 1994, p.175).