nao tem
Fichamento Resumo
Jequié-BA
2013
Curso: Psicologia
Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico
Professor: Danilo Avelar
Aluno (a): Fredson Mendonça
Fichamento Resumo
SILVA, Anna Paula Oliveira; PORTUGAL, Francisco Teixeira. A Psicologia (no contexto) hospitalar segundo o Conselho Federal de Psicologia e a literatura atual. In: Revista Integrativa em Saúde e Educação – REVISE, 2(2): 2179-6572, 2011[1-16].
A discussão do texto inicia-se com um breve histórico sobre a inserção da psicologia no hospital, a qual ocorreu de forma gradativa e isolada em meados do século XX.
Segundo ao Conselho Federal de Psicologia (CFP), “a psicologia começa a ter importância enquanto conhecimento e atuação na instituição hospitalar, inicialmente com intervenções pontuais e participações em pesquisas [...]” (p.3).
No Brasil, a psicologia hospitalar iniciou seus trabalhos em 1954 através da psicóloga Mathilde Neder, ao colaborar com a equipe do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, no estado de São Paulo, atuando durante o processo cirúrgico e pós-cirúrgico.
Ao longo dos anos o campo da psicologia hospitalar fio crescendo e proporcionando novas possibilidades aos profissionais da área, principalmente no período militar, ampliando o atendimento em hospitais e ambulatórios gerais e psiquiátricos, como também na psicoterapia e nos consultórios e se expandindo para outras organizações de saúde.
Sendo assim, a psicologia nos dias de hoje está ligada a várias áreas e locais da sociedade, como por exemplo, no esporte, no judiciário, educação e nos hospitais, sendo que neste último a psicologia se constitui como um campo de estudo e investigação da psicologia dentro do hospital.
Nessa perspectiva, o texto também traz uma discussão sobre as especialidades da psicologia no âmbito do CFP, o qual passou a conceder títulos aos psicólogos em 11 especialidades: psicologia escolar/ educacional;