trabalho psicologia comunitaria
Curitiba
2015
ANNA EMANUELLI TRAVASSOS
CELSO OLIVEIRA
CLEVERTON LUIZ KOSSOSKI
JESSICA FERNANDA COLONHESI
CRAS E A COMUNIDADE
Trabalho apresentado como parte das notas da disciplina de Psicologia Comunitária e Saúde, no 2o Bimestre, do curso de Psicologia, 3º ano, da Universidade Positivo do Paraná.
Prof.ª Mr: Claudia
Curitiba
2015
FICHA DE LEITURA
Artigo
Centro de Referências da Assistência Social – CRAS: Uma proposta Libertadora ou Assistencialista?
Autores
Maxmiria Holanda Batista e Tereza Gláucia Rocha Matos
Fonte
Dados conseguidos a partir de trabalho de “Territorialização” feito no bairro no período de inserção do Centro de Referência da Assistência Social em maio de 2004.
Informações colhidas a partir do relatório do projeto agenda 21, realizado pela Petrobrás e confirmados partir dos discursos dos moradores durante trabalhos realizados na comunidade
Principais conceitos O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é um dos equipamentos da rede de proteção básica que marca a presença do Sistema Único da Assistência Social SUAS nos municípios. Ele é a unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, promovendo o desenvolvimento de potencialidades e aquisições de capacidades, favorecendo o desenvolvimento humano e social e a busca da autonomia de seus usuários. Dentro deste contexto, vimos relatar uma experiência ligada ao CRAS do município de Paracuru-Ceará-Brasil e a partir desta propor uma reflexão sobre a convergência das propostas deste programa com os objetivos da psicologia da libertação, assim como as limitações percebidas na práxis.
A experiência do riacho doce O cenário de nossa atuação foi à comunidade Riacho Doce que se localiza no município de Paracuru, situado na região norte do Estado do Ceará,