Tipos de migrações:
O processo de migração consiste na mudança de um cidadão de um determinado local para outro. Essa mobilidade espacial das populações humanas é motivada por vários fatores, que podem ser: Políticos, religiosos, culturais e, principalmente, econômicos. A busca por emprego, por salários mais dignos e por melhores condições de vida são, sem dúvidas, os principais motivos que levam as pessoas a migrarem.
Tipos de Migrações: • Migração Externa: Aquela que ocorre de um país para outro. • Migração Interna: Aquela que ocorre dentro do mesmo país. • Migração Inter-Regional: Aquela que se realiza de uma região para outra. • Migração Intra-Regional: Aquela que se realiza dentro da mesma região.
Quanto ao tempo de permanência do migrante, temos:
a) Migração Definitiva: Quando a migração ocorre sem que o migrante saia mais do local para onde foi, ou que não volte mais para o local de onde saiu.
b) Migração Temporária: Quando a migração ocorre por um tempo que pode ser determinado ou indeterminado.
Quanto a forma como ocorreu a migração, temos:
a) Migração Espontânea: Quando ocorre por vontade própria do migrante.
b) Migração Forçada: Quando ela ocorre contra ao interesse do migrante.
c) Migração Planejada: Quando ela ocorre de uma forma planejada, visando cumprir o determinado objetivo.
Importantes Tipos de Migrações Internas:
a) Êxodo Rural: Tipo de migração que se dá com a transferência de populações rurais para o meio urbano. Tal tipo de migração tende a ser definitivo. As principais causas são a industrialização, expansão do setor terciário e a mecanização da agricultura. O êxodo rural está ligado ao processo de urbanização.
b) Êxodo Urbano: Tipo de migração que se dá com a mudança de populações urbanas para o campo. Muito incomum atualmente.
c) Migração Urbano-Urbano: Tipo de migração que ocorre com a transferência de populações de uma cidade para outra. Tal tipo de migração tem ocorrido com frequência atualmente.
d)