Migra E Ine
Introdução 2
Metodologia 3
População 4
Migrações 4
Tipos de migrações 4
Migração interna (nacionais) 5
Migrações Campo – Cidade 5
Migração externa (internacionais) 6
Conclusão 8
Bibliografia 9
Introdução
O presente trabalho é uma pesquisa realizado como requisito total para a obtenção de uma nota em geografia económica na escola nacional de estatística. Tem como tema o tema Migrações em Moçambique.
Neste trabalho propomo-nos a analisar de que forma as migrações internas e externas da população moçambicana.
Em cada sociedade as migrações tendem a estar associadas com um certo evento que ocorre na vida de cada pessoa e que resulta em distintos padrões que forçam esta pessoa a sair do lugar de origem (Boyle 1998).
Ela contribui em grande medida para o desenvolvimento de um país, pois os movimentos migratórios trazem consigo variações, do ponto de vista económico, sócio - cultural
Metodologia
Na realização do presente trabalho optamos pela metodologia qualitativa. A metodologia qualitativa inscreve-se na corrente compreensivista, considerada mãe de todas as abordagens qualitativas (Minayo e Sanchez, 1993).
As técnicas de recolha de dados que utilizamos são; recolha de dados nos livros e pesquisa na internet.
O método qualitativo permite realizar uma aproximação fundamental e de intimidade entre sujeito e objecto, uma vez que ambos são da mesma natureza. O método qualitativo permite também penetrar nos motivos, intenções e projectos dos actores a partir das quais as acções, as estruturas e as relações se tornam significativas (idem).
Localização geográfica de Moçambique
Moçambique é um país localizado no sudeste de África, banhado pelo oceano indico a leste, faz uma fronteira com Tanzânia ao norte, Malawi e Zâmbia a noroeste; Zimbabwe a oeste e Suazilândia e África do sul a sudoeste.
População
É o conjunto de habitantes de uma determinada região, sem distinção da língua, religião, tribo, cor da pele.
Migrações
Migrações são movimentos