Determinantes de migracao
1.Introdução
Um dos fenómenos mais antigo existente a nível mundial que mostra o movimento e realocação da população de uma região para outra (mudança de residência) é a migração. Ela remota de fase pré-colonial e foi tomando vários contornos até ao presente. O aumento do desenvolvimento económico relativo da Europa, América, e Asia em certas zonas esta na origem de tais migrações [Odete, Telma Come].
Por essa razão, o presente trabalho dará uma breve e clara abordagem sobre a migração “Emigração e Imigração” como caso específico de Moçambique, o que permitirá o conhecimento das causas, entre outros aspectos. O trabalho também fará uma resumida abordagem sobre a migração no que tange evidências empíricas que se julgue relevantes.
No caso de Moçambique, os acontecimentos que marcaram a origem da emigração são a guerra, doenças, fome, calamidades naturais e movimento da força de trabalho para a África do Sul.
A metodologia de investigação usada foi a leitura de livros e uso da internet como forma de concretizar alguns pontos de difícil acesso na literatura. Contudo, iniciar-se-á com a abordagem dos objectivos do trabalho.
2.Objectivos
Explicar os determinantes da migração em Moçambique olhando sobre a migração internacional;
Apresentar de forma resumida os factores que determinam a migração baseando-se dos indicadores macroeconómico e microeconómico;
Analisar as teorias da migração. 3.Revisão da Literatura
A revisão da literatura concentra-se na apresentação dos conceitos chaves e cruciais consideradas relevantes do tema desde as principais teorias e abordagens referentes à migração.
Migração entende-se como sendo descolamento da população de um lugar geográfico para o outro implicando uma mudança de residência com o carácter permanente ou semi-permanente podendo ser emigração e imigração
Emigração é o movimento de saída de cidadãos de uma região para se estabelecer noutra podendo ser interna