Tipos de MIgrações
A migração internacional consiste na mudança de moradia com destino a outro país.
Conforme relatório de desenvolvimento humano de 2009, realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), aproximadamente 195 milhões de pessoas moram fora de seus países de origem, o equivalente a 3% da população mundial, sendo que cerca de 60% desses imigrantes residem em países ricos e industrializados. No entanto, em decorrência da estagnação econômica oriunda de alguns países desenvolvidos, estima-se que em 2010, 60% das migrações ocorram entre países em desenvolvimento.
Os principais destinos da migração internacional são os países industrializados, entre eles estão: Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e as nações da União Europeia. Os Estados Unidos possuem o maior número de imigrantes internacionais – dos 195 milhões, 39 milhões residem naquele país.
Migrações Internas
Migrações internas são movimentos populacionais que ocorrem no interior de um país.
Migração inter-regional: que ocorre de um Estado para outro. Dentro de um país pequeno, as diferenças culturais de regiões são diferentes, mas em país tamanho continente como o Brasil, as diferenças entre regiões são gritantes. Migração intra-regional; que ocorre dentro do mesmo Estado.Movimentos intrarregionais
Trata-se da migração de pessoas dentro de uma mesma região. O surgimento de novos pólos de atração vem promovendo o movimento de migrantes no interior do próprio estado ou região.
As principais áreas que ocorrem as migrações internas são as de repulsão populacional e as de atração populacional.
Áreas de repulsão populacional: são as áreas que perdem população por diversos fatores, como: carência de mercado de trabalho, atividades econômicas com dificuldades em atrair e conservar as populações locais, baixa qualidade de vida, desestruturação demográfica e familiar. Um exemplo de área de repulsão populacional é a Região Nordeste.
Áreas de