N cleo celular
BIOLOGIA CELULAR
PROF.º: ASSIS
TURMA ODONTOLOGIA 2015.1
ALUNOS:
LEONARDO BRUNO MONACO VALE
O NUCLEO CELULAR Todas as atividades celulares tem como centro de controle o núcleo contendo nos cromossomos todo o *GENOMA da Célula, com exceção das mitocôndrias e seu pequeno genoma, sendo responsável pela duplicação do DNA. O núcleo depende do *citoplasma para produzir proteínas e transferi-las para si. O núcleo tem forma variada dependendo de cada célula, cada uma tem apenas um núcleo, em que pese a possibilidade de células multinucleadas. Componentes do núcleo:
1) Envoltório nuclear – separa o conteúdo intranuclear do citoplasma. Sua membrana contêm polirribossomos presos à superfície. Apresenta poros de estrutura denominada complexo de poros.
1.1) Complexo de poros – sua função é o transporte seletivo de moléculas para fora e para dentro do núcleo, possui estrutura de membranas contínuas no envoltório nuclear.
2) Cromatina – Complexo de DNA helicoidais em filamentos duplos e proteínas (histonas e não histonas) encontrada dentro do núcleo. Há cinco tipos de histonas, H1, H2A, H2B, H3 e H4. Os *nucleossomos são formados pelo DNA e as histona. Podem ser observados partículas de cromatina nos núcleos de animais do sexo feminino (cromatina sexual), é um dos dois cromossomos X, no homem esse cromossomo X não está condensado, não sendo visível.
É dividida em dois tipos:
2.1) Heterocratina: é a parte da cromatina condensada (hélice dupla de DNA muito compactada). Os genes contidos nesta região estão, portanto, inativos.
2.2) Eucromatina: Significa cromatina ativa. Filamento de DNA não condensado e possui condições de transcrever os genes
Obs.: A variação de suas quantidades define o aspecto mais claro ou mais escuro dos núcleos visualizados pelo microscópio.
3) Nucléolos – responsável pela produção de *ribossomos. Tem forma basófila constituída por RNA ribossomal. As células podem apresentar vários nucléolos, mas geralmente com a