Fisiologia Homeostasia Estrutura e Organelas Celulares prote nas n cleo ribossomos c lula transporte celular Potencias de Repouso e de A o Organiza o e Divis o do Sistema Nervoso
5937 palavras
24 páginas
Fisiologia, Homeostasia, Estrutura e Organelas Celulares, proteínas, núcleo, ribossomos, célula, transporte celular, Potencias de Repouso e de Ação, Tipos de Propagação Elétrica no Neurônio, Organização e Divisão do Sistema Nervoso, Processos pelos quais o Sistema Nervoso processa os estímulos e gera as respostas necessárias, Neurotransmissores, Neurotransmissor Excitatório ou Inibitório, fadiga sináptica,Disciplina Fisiologia Humana, 1ª atividade de portfolio.
Fisiologia
Fisiologia humana é o estudo do funcionamento e equilíbrio do corpo humano, destina-se a explicar os fatores físicos e químicos que estão envolvidos com a origem e propagação da vida humana. A fisiologia inicia seus estudos com as células que compõem os órgãos, buscando decifrar o equilíbrio, entre vários órgãos em conjunto, o funcionamento dos sistemas orgânicos. Observando o ambiente que tais células estão dispersas, o meio interno.
Homeostasia
É uma condição na qual meio interno do corpo, que refere-se ao fluido entre as células o liquido intercelular. Permanece dentro de certos limites fisiológicos, contendo a concentração apropriada de substâncias químicas, mantendo a temperatura e a pressão adequada. A estabilidade do meio interno é regulada pela respiração, pela circulação e pelo equilíbrio dos líquidos do corpo.
Quando a homeostase é perturbada, pode resultar doença. Se os fluidos corporais não forem trazidos de volta à homeostase, pode ocorrer a morte.
Os mecanismos homeostáticos do corpo estão sob o controle dos sistemas nervoso e endócrino, o sistema nervoso detecta e regula a homeostase através dos impulsos nervosos de forma rápida e o sistema endócrino através de um grupo de glândulas que secretam hormônios na corrente sanguínea influenciando, regulando a homeostase de forma mais lenta.
Quanto mais de desenvolvido é um organismo mais independente do meio externo ele é, maior é seu grau de desenvolvimento.
Estrutura e Organelas Celulares
Vamos começar falando da membrana