K( Pótassio)
O potássio (K) é o segundo macronutriente presente em maior quantidade nas plantas. Esse elemento, depois do fosforo (P), é o mais consumido como fertilizante pela agricultura brasileira. Segundo Van Raij (1991), o comportamento do nutriente em solos tropicais aparenta ser muito mais simples do que em solos de clima temperado. Além disso, só há praticamente um adubo potássico de grande importância. Maior vigor e resistência às doenças; Afeta a produção de amido, açúcar e proteínas; Evita o acamamento e aumenta a resistência do tecido.
2. POTÁSSIO
O potássio é um macronutriente encontrado no solo sob a forma iônica K+, sendo absorvido em grandes quantidades pelas plantas, não formando compostos. Por ser um nutriente muito móvel, atua no transporte transmembrana e é ativador de um grande número de enzimas do metabolismo vegetal, sendo que algumas participam das reações da fotossíntese, respiração, síntese de amidos, proteínas e lignina, como o piruvato quinase, amido sintetase, desidrogenases e aldolases (NAIFF, 2007). O potássio mantém o potencial osmótico e o balanço iônico, participando do processo de abertura e fechamento dos estômatos, regulando a transpiração e a entrada de CO², atuando como um grande influenciador na fotossíntese, uma vez que promove a síntese da enzima Ribulose bifosfato carboxilase (rubisco). (BLOOM; EPSTEIN, 2006). Atua ainda no processo de translocação e armazenamento de assimilados. (LIMA, 2009).
Está envolvido no crescimento meristemático, uma vez que os fitohormônios atuantes neste processo são postos em ação por esse mineral. A assimilação do potássio é feita basicamente num processo ativo, atingindo o máximo de absorção com a presença de Ca2+ no meio, embora o excesso tenha o efeito inibidor, como por exemplo, na utilização de calcário em excesso para a neutralização da acidez. (MALAVOLTA et al, 1997).
Malavolta et al. (1997), citam que em algumas culturas, foi possível observar que a deficiência