Atividades Aerobicas
1-FORMAS DE POTÁSSIO NO SOLO
O potássio é um dos nutrientes que se encontra em grande quantidade no solo, a maior parte do potássio (K) é encontrado na estrutura dos minerais primários e secundários e uma pequena fração é encontrada rapidamente disponível nas plantas, ligada as cargas elétricas negativas ou na solução do solo. Quando o potássio é ligado aos componentes sólidos do solo da origem a várias formas de K no solo, cada forma dessas possui um equilíbrio específico com a solução do solo.
1.2-POTÁSSIO TOTAL
O potássio total é a soma de todas as formas de K que se tem no solo, tendo variações do solo para solo levando em conta o material de origem do solo, da composição de minerais e do grau de intemperismo.
1.3-POTÁSSIO ESTRUTURAL
É a forma que se encontra a maior quantidade de potássio no solo. A liberação do K para a solução do solo só ocorre quando os minerais são intemperizados, pelo fato do processo de intemperização ser muito lenta na maioria das vezes a quantidade liberada por esse mecanismo é pequenos e insuficientes para suprir as necessidades das plantas. Está forma estrutural é utilizada para espécies nativas e florestais. O intemperismo é um processo que depende dos fatores físicos, químicos e biológicos, quanto elevada a umidade diminui assim a concentração de elementos na solução do solo. S fração K que se encontra na estrutura não aparece nas analises do solo, pois tem uma baixa disponibilidade em um curto tempo.
1.4-POTÁSSIO TROCÁVEL
Na forma trocável trata-se da fração K que se encontra ligada ás cargas negativas nas superfícies das frações orgânicas e inorgânicas do solo.Levando em consideração a configuração eletrônica de K, ele não é adsorvido aos sólidos do solo por meio de adsorção química. O K trocável é extraído do solo com uma solução neutra de acetato de amônio.
1.5-POTÁSSIO NÃO-TROCÁVEL
O K não-trocável é considerado o teor extraído do solo por uma solução de acido nítrico fervente, subtraída daquela extraída