Potássio
Aplicações:
Tem várias aplicações tais como é o metal empregado em células fotoelétricas; o cloreto de potássio e o nitrato de potássio são empregados como fertilizantes; O peróxido de potássio é usado em aparatos de respiração de bombeiros e mineiros, O nitrato também é usado na fabricação de pólvora, o cromato de potássio e o dicromato de potássio em pirotecnia.
Ação biológica:
Hortaliças como beterraba e couve-flor e frutas como a banana, damasco, cereja, ameixa, pêssego são alimentos ricos em potássio. É um elemento, também, essencial para o crescimento das plantas, sendo um dos três elementos consumidos em maior quantidade. O íon potássio, encontrado na maioria dos tipos de solo, intervém na respiração.
Fontes:
O potássio é o sétimo elemento mais abundante na natureza. Bastante insolúvel sendo difícil obter o metal puro a partir dos seus minerais. A principal fonte de potássio é a potassa, extraída, entre outros locais, na Califórnia, Novo México e Utah nos Estados Unidos, e Alemanha.
Formas de K no solo:
- K - trocável;
- Adsorvido à argila e à matéria orgânica: R-COO K;
- SiO K;
- AlO K;
- FeO K;
- K da matéria orgânica;
- K no interior da matéria orgânica;
- K da soluço do solo: K na fase líquida.
Formas de Absorção pelas culturas:
O potássio (K) é absorvido pelas plantas na forma de íon K+ . As plantas absorvem o potássio da solução do solo, cuja concentração é mantida pelo equilíbrio com o potássio retido nos sítios de troca (trocável). Entretanto, quando concentração de K na solução atinge valores muito baixos, pode haver difusão de parte do