Poderes administrativos
Compreender o comportamento dos indivíduos é um grande desafio desde os primórdios da humanidade. Os estudos sobre o indivíduo, via de regra, visam a tentar compreender seu comportamento, suas atitudes e os motivos pelos quais levam determinadas pessoas a agir de determinada forma.
As ciências que dedicaram seu tempo e estudos para tentar compreender o comportamento do indivíduo, São:
A Antropologia – ciência que estuda as culturas humanas, suas origens, evoluções e o desenvolvimento das sociedades através do tempo. De forma investigativa, ela estuda as diferenças raciais e étnicas, os costumes e convenções sociais, as origens das religiões, os comportamentos dos grupos humanos, o desenvolvimento técnico, a história e a estrutura da linguagem, dentre outras.
A Sociologia – por sua vez está voltada para os estudos dos grupos visando a compreender sua dinâmica, as teorias das organizações e sua evolução, as relações de poder e de conflito, tendo uma interface, nestes itens, com as Ciências Políticas. Esta ciência muito tem contribuído para a compreensão do Comportamento grupal nas organizações.
A Psicologia – é a ciência que procura explicar, medir e, se possível, alterar o comportamento humano. Ela está voltada para o estudo do indivíduo e sua relação com o processo de aprendizagem, o estudo de sua personalidade, de seus estilos de liderança, seus processos motivacionais, processos individuais de tomada de decisões, assim como, o processo de seleção de pessoal, do stress e da qualidade de vida dos indivíduos.
Comportamento Organizacional (CO) – é o campo de estudo das ciências psicológicas, sociológicas e antropológicas que investiga o impacto dos indivíduos, os grupos e as estruturas têm sobre o comportamento humano, dentro do ambiente organizacional.
É o campo da ciência que poderá auxiliar os administradores a buscar uma melhor eficácia em sua prática gerencial.
Segue abaixo uma