vitamina B
A vitamina B, um composto hidrossolúvel, é constituída por um complexo vitamínico de várias substâncias, sendo: B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3 (Niacina), B5 (Ácido Pantotênico), B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido Fólico) e B12 (Cobalamina), colaborando com muitas reações químicas do organismo humano, principalmente no mecanismo de respiração celular, fornecendo energia (ATP) para o metabolismo.
TIAMINA (Vitamina B1)
Funções:
O nome da vitamina, tiamina, vem da presença do anel tiazol em sua estrutura. A tiamina é um componente de uma coenzima (tiamina pirofosfato), envolvida na extração de energia da glicose e na síntese de lipídeos para o estoque de energia, tornando disponível para sustentar o crescimento e metabolismo. A tiamina é essencialmente necessária para o funcionamento saudável dos três sistemas a seguir.
Metabolismo:
A tiamina é absorvida principalmente na parte superior do duodeno e um aumento significativo da concentração tiamínica é observado na secção distal do intestino somente após ingestão de grandes doses. Depois de absorvida, a tiamina, através da mucosa intestinal, é transportada para o fígado, por meio da circulação. Na sua quase totalidade, a tiamina é introduzida com os alimentos, em partes sob sua forma livre (especialmente os alimentos de origem animal), e mais frequente, sob forma de pirofosfato. A tiamina absorvida pelo intestino delgado sofre fosforilação na mucosa intestinal, sendo absorvida sob essa forma. Quando da administração oral de doses elevadas, alguma tiamina pode ser secretada pela mucosa intestinal dentro do lúmen, aparecendo nas fezes sob forma de tiamina não absorvidas.
Fontes Alimentares:
Apesar de a tiamina estar presente na maioria dos tecidos de plantas e animais, seu conteúdo é geralmente pequeno. Portanto, a deficiência de tiamina é uma possibilidade quando a ingestão de alimentos é marcadamente restrita (ex: no alcoolismo ou em dietas altamente inadequadas). Boas