potassio
abacate rico em potássio
O potássio é um elemento importante que constitui cerca de 5% do conteúdo total de minerais no organismo. Assim como o cloro e o sódio, está envolvido no balanço e distribuição de água, no equilíbrio osmótico, no equilíbrio ácido-base e na regulação da atividade neuromuscular. Promove, também, o crescimento celular.
O potássio é absorvido através do trato intestinal e excretado pela urina, fezes e suor. Os rins mantêm os níveis de soro através de sua habilidade de filtrar, reabsorver e excretar potássio.
Função do Potássio no orgânismo:
O potássio é responsável pela manutenção da turgescência celular, controle da abertura e fechamento dos estômatos e osmorregulação celular. É requerido para a síntese de proteínas, para o metabolismo dos carboidratos e lipídios, sendo ativador de um grande número de enzimas. Em plantas deficientes em K, a síntese protéica, fotossíntese e expansão celular são impedidas e ocorre a morte da célula. O potássio move livremente no floema e é exportado das folhas mais velhas para as mais novas, razão pela qual o sintoma de deficiência se manifesta primeiramente nas folhas mais velhas.
Deficiência de potássio (hipocalemia):
Vômitos,
distensão abdominal, íleo paralítico, redução ou ausência de reflexos, parestesia, dispnéia, hipotensão, dilatação cardíaca, arritmia. Excesso de potássio (hipercalemia):
Paralisia muscular, distúrbios cardíacos, confusão mental, parestesia. Fontes de Potássio:
O potássio é encontrado em vegetais, frutas, carnes, aves, peixes, leite e cereais.
Recomendações nutricionais diárias de potássio:
Idade g Lactentes
0 a 6 meses
0,4
7 a 12 meses
0,7
Crianças
1 a 3 anos
3,0
4 a 8 anos
3,8
9 a 13 anos
4,5
Homens acima dos 14 anos
4,7
Mulheres acima dos 14 anos
4,7
Gravidez
4,7
Lactação
5,1
Alimentos ricos em potássio:
Fonte
mg
Abacate
347
Abacaxi
83
Amora
321
Banana d’água
333
Banana maçã
124
Banana ouro
143
Banana