Associa es Rurais e Agricultura Familiar
Associações Rurais
&
Agricultura familiar
Viçosa-MG
2009
Autor: Rodrigo José de Paula
Associações Rurais
&
Agricultura familiar
Artigo Apresentado como trabalho final de Sociologia aplicada ao Agronegócio, pelo curso de gestão do agronegócio da universidade Federal de viçosa.
Professora: Thatiana Figueira
Viçosa-MG
2009
Resumo
O trabalho visa analisar os trabalhos desenvolvidos com associações rurais, e como o pequeno produtor é beneficiado ao se juntar a um grupo com o mesmo objetivo. Também mostra o importante papel da Emater nos trabalhos desenvolvidos com essas associações.
Será mostrado também aspectos da agricultura familiar, seu devido crescimento ao longo do tempo e sua relação com as associações rurais. Palavras Chave: Associações rurais/ Emater/ Estratégia de mercado
Introdução
O que motiva o ser humano a se associar a outro, é a necessidade de ajuda para enfrentar desafios comuns entre ambas as partes. Sendo assim, não é diferente no meio rural.
As associações rurais nasceram da dificuldade de um trabalhador isolado colocar seu produto no mercado. Começando com organizações informais, um grupo de pessoas começa a trabalhar por um objetivo em comum.
2- OBJETIVO
O trabalho visa analisar os trabalhos desenvolvidos com associações rurais, desde a integração de um novo membro a colocação do produto gerado no mercado.
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Mostrar a integração trabalhador rural-associação;
- Mostrar o Papel da Emater neste processo;
- Analisar a participação no PIB;
- Analisar a importância das associações no cenário nacional;
3- REFERENCIAL TEÓRICO
Para Joaquim J. M. Guilhoto, Fernando G. Silveira, Silvio M. Ichihara e Carlos R. Azzoni (Artigo): O setor agropecuário familiar faz parte da história do Brasil (...), a agropecuária família tem um papel inquestionável.
Citado neste artigo, está a evidência de que a