Artigo Academico Izabelita

1684 palavras 7 páginas
A logística reversa vem despertando um interesse crescente nas organizações empresariais e nas pesquisas científicas, uma vez que torna possível melhorar o desempenho e a competitividade das organizações. Dentro desta ótica, a logística reversa e o estudo dos canais de distribuição reverso, se destacam como uma nova área de estudo da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.

Este estudo tem o objetivo de fazer uma análise sobre a logística reversa, com enfoque demonstrar porque a Logística Reversa tornou-se evidente nos dias atuais. Isso porque se percebe que existe um escasso referencial bibliográfico acerca do tema, o que dificulta a obtenção de informações e uma visão mais abrangente e didática sobre este assunto. No Brasil, o problema é ainda mais grave, uma vez que somente agora os pesquisadores estão voltando os olhos para essa questão. Portanto, a escolha do tema se justifica pela necessidade de pesquisas nesta área.

Para a realização desta pesquisa foram utilizados três procedimentos metodológicos: a pesquisa exploratória, a pesquisa descritiva e a explicativa. Essas se realizaram através de uma pesquisa bibliográfica a partir de materiais já publicados: livros, artigos e textos disponibilizados na Internet que permitiu a obtenção e posterior análise dos dados necessários para a discussão da logística reversa.

O trabalho foi desenvolvido sobre o tema proposto caracterizando o objetivo a ser alcançado e a justificativa para a escolha do tema, apresenta uma análise, a luz de referencial teórico da logística reversa no sentido de apreender e esclarecer o porquê do crescente interesse das empresas e identificar as oportunidades, faz uma

Relacionados

  • competencias profissionais
    5061 palavras | 21 páginas
  • O "velho regionalismo" e o debate estruturalista sobre o desenvolvimlatinaento da américa
    52594 palavras | 211 páginas