Trabalho De Semiotica Atual
O potencial comunicativo da publicidade: Um estudo de caso
A semiótica é a teoria de todos os tipos de signos, códigos, sinais e linguagens. nos permite compreender palavras, imagens, sons em todas as suas dimensões e tipos de manifestações. Habilita a compreender o potencial comunicativo de todos os tipos de mensagens, nos variados efeitos que estão aptos a produzir no receptor. As linguagens estão fundamentadas em esquemas perceptivos. Os processos perceptivos também fazem parte dos estudos semióticos.
A semiótica estuda os processos de comunicação, pois não há mensagem sem signos e não há comunicação sem mensagem.
1. Breves considerações sobre os parâmetros de análise
Processos comunicativos incluem pelo menos três faces: a significação ou representação, a referência e a interpretação das mensagens.
Na face da significação, a análise semiótica nos permite explorar o interior das mensagens em seus três aspectos. a primeiro deles diz respeito às qualidades e sensorialidade de suas propriedades internas, como, por exemplo, na linguagem visual, as cores, linhas, formas, volumes, movimento, luz etc. a segundo aspecto diz respeito à mensagem na sua particularidade, no seu aqui e agora em um determinado contexto. a terceiro aspecto se refere àquilo que a mensagem tem de geral, convencional, cultural.
Na face da referência, a análise semiótica nos permite compreender aquilo que as mensagens indicam a que se referem ou se aplicam. Também nesta face, encontramos três aspectos:
O primeiro aspecto deriva do poder meramente sugestivo tanto sensorial como metafórico das mensagens.
O segundo aspecto deriva do poder denotativo das mensagens, sua capacidade para indicar algo que está fora