Análise Semiótica - O Boticário
Alexandra Balestero P. de Godoy
Resumo:
Esse artigo tem como objetivo analisar uma das propagandas da empresa O Boticário, utilizando a teoria semiótica de Pierce.
Palavra-chave: Propaganda, O Boticário, Semiótica, Pierce, Conto de Fadas.
1. Introdução:
Desenvolver uma análise de acordo com os princípios teóricos de Charles Pierce em cima de uma propaganda publicitária da empresa O Boticário que explora os contos de fadas conhecidos mundialmente para abordar seu público de uma maneira inovadora e obter sucesso de venda.
A fundamentação teórica da análise foi baseada em estudos de Pierce que aborda o significado de tudo que está presente e interligado, tanto quanto coisas e pessoas.
2. Desenvolvimento
2.1. Fundamentação Teórica:
Propaganda: Propaganda é a mensagem divulgada em veículos de grande penetração (TV, rádio, revistas, jornais etc.) e patrocinada, isto é, paga por um anunciante que tem por objetivo criar ou reformar imagens ou referências na mente do consumidor, predispondo-o favoravelmente em relação ao produto, serviço ou empresa patrocinadora. O discurso de cada marca se direciona a um determinado público, usando sempre cores, figuras, letras e slogans para atrair um determinado consumidor que, ao se identificar com os elementos das propagandas, fará a escolha por uma das lojas, podendo assim, tornar-se seu consumidor.
A compreensão da comunicação por sua vez foi de extrema importância para o desenvolvimento da publicidade. Onde é largamente utilizada como difusora e propagadora de ideias. Como afirma CITELLI (1985, p.6), “o elemento persuasivo está colado ao discurso como a pele ao corpo”, sendo assim podemos afirmar que não existe comunicação neutra, ou seja, toda comunicação visa convencer o interlocutor sobre algo.
Publicidade: A publicidade está diretamente ligada ao marketing e é através da publicidade que uma empresa ou organização passa a informação para o seu