trabalho individual 4º semestre
Disciplinas: Língua Portuguesa III: Leitura e produção de textos;
Morfossintaxe III; Literaturas de língua portuguesa; Semestre: 4.
Linguística formal, textual e semiótica; Seminário IV.
Profs.:
Ana Paula Silveira, Celso Pagnan, Lilian Salete, Eliza Nantes.
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Objetivo: A partir das teorias discutidas no 4º semestre, analisar uma propaganda e sua relação de intertextualidade com a literatura.
Caro(a) aluno(a),
Observe a imagem a seguir:
Note que nela encontramos uma intertextualidade, ou seja, há um diálogo de
um texto com outro texto. Neste caso, a equipe de produção recorre ao clássico infantil intitulado “Chapeuzinho Vermelho” e constrói um jogo de palavras de forma que o autor pode criar novos sentidos ao texto.
Na criação de sentidos tudo é importante: a distribuição gráfica das imagens no
outdoor, as cores, a seleção lexical, as possíveis inferências, os sentidos explícitos e, sobretudo, implícitos. Além disso, há a intertextualidade que permite que se retome a história infantil e, a partir dela, seja criada esta propaganda. Trata‐se de um texto que retoma outro. Temos um texto num contexto social atual, porém interligado a outro
UNOPAR VIRTUAL
Curso de Graduação Letras texto criado em outro contexto. Em outras palavras, temos aqui a presença da intertextualidade. O exemplo acima retrata um gênero que circula numa esfera familiar ou
mesmo na esfera acadêmica (Chapeuzinho Vermelho) sendo transposto para a esfera publicitária (outdoor vendendo o produto O Boticário). Para tanto, recorre‐se a vários recursos, dentre eles a hibridização.
Isso posto, hibridização é a mescla de gêneros, a intertextualidade diferencia‐
se por nela vermos a inserção de um texto em outro, lembrando que se trata de um