Trabalho Individual, 4º semestre. Renascimento Cultural e Urbano na Modernidade
INTRODUÇÃO…………………………………………………….…………………………3
DESENVOLVIMENTO………………………………………………………………………4
CONSIDERAÇÕES FINAIS………………………..……………………………………….5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS……………………………………..…………….….6
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar de forma sucinta como o livro didático de História trabalha o tema “Renascimento cultural e urbano na modernidade”.
Trata-se aqui de uma pesquisa que toma como objetivo principal, perceber o conteúdo de História referente ao Renascimento cultural e urbano na modernidade. Na medida em que o livro didático é um objeto cultural dotado de historicidade própria, cabe fazermos sua análise. Não tendo o objetivo de propor, nem ser possível haver um livro didático ideal, pois sempre há mudanças, avanços e a cada dia as exigências se tornam maiores. Assim, o que será apresentado são eixos gerais e polêmicos que permearam o livro analisado.
O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Um movimento cultural começou nas cidades italianas no século XIV, e se propagou pela Europa nos séculos seguintes. Foi assim denominado pelos próprios escritores, pintores e cientistas da época, eles consideravam a Idade Media a “idade das Trevas”, afirmavam que naquela época a cultura tinha praticamente desaparecido. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época.
Os renascentistas acreditavam que ao desconsiderar a Idade Média e se inspirar nas obras dos gregos e romanos eles estavam fazendo renascer a cultura daí o termo Renascimento. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não