Uma aula excelente segundo Paulo Freire
METODO PAULO FREIRE:
Paulo Reglus Neves Freire nasceu no Recife, em 1921 e morreu em São Paulo, em 1997. Formou-se em Direito, mas também se dedicou aos estudos de filosofia da linguagem. Sua prática tem como base a crença de que o educando assimila o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, o educando cria a sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; o educando segue e cria o rumo do seu aprendizado, desta forma os temas abordados em sala de aula devem estar interligados com o cotidiano dos alunos.
PLANO DE AULA BASEADA NO METODO:
Para Paulo Freire o educador primeiramente deve se inteirar daquilo que o aluno conhece, não apenas para poder avançar no ensino de conteúdos, mas principalmente para trazer a cultura do educando para dentro da sala de aula. Para seguirmos a linha de raciocínio do teórico, abordaremos o seguinte tema: Água: uso consciente x desperdício, e para iniciarmos a aula pode-se propor, de início, a seguinte questão: “quais atividades domésticas vocês conhecem que precisam de água”? Provavelmente a lista conterá itens como lavagem de roupa, de louça e de mãos, banho e escovação de dentes. Como o uso doméstico não varia muito, conversar sobre essas atividades ajudará a turma a perceber que as famílias utilizam a água de modo semelhante, e também dará um aspecto primordial à aula, a ênfase no dialogo outra característica fundamental que Freire defende como uma estratégia para respeitar o saber do aluno que chega à escola.
METODO PAULO FREIRE:
Paulo Freire também relata que uma aula deve ser elaborada na perspectiva critica, deve se explorar as questões relativas aos temas em discussão - o que permite que o aluno construa o caminho do senso comum para uma visão crítica da realidade. Na concepção de Freire ele trabalha bastante a questão política, para ele política é o conjunto de opiniões de uma pessoa com relação à sua