I
Para facilitar o entendimento das leis de Kirchhoff, é importante conhecer dois conceitos básicos de um circuito, que são nó e malha. Malha é cada circuito poligonal fechado constituinte de um circuito elétrico maior.
Figura 1- Malha de circuitos fechados
O ponto de interseção dos lados dessas malhas chama-se nó. E o trecho do circuito compreendido entre dois nós consecutivos constitui um ramo. As leis de Kirchhoff partem do princípio da conservação da energia e da carga elétrica. Essas leis são: Lei de Kirchhoff das Tensões e Lei de Kirchhoff das correntes.
A lei das tensões determina que a somatória das quedas e elevações de tensão ao longo de um caminho fechado de um circuito elétrico é nula, ou seja, no final do caminho do circuito não há mudança no valor da tensão.
Já a lei das correntes determina os mesmo parâmetros para as correntes, isto é, que a somatória das variações da corrente é nula, em qualquer nó de um circuito elétrico.
2. Objetivos
Aplicar as leis de Kirchhoff à resolução de circuitos em rede.
Determinar experimentalmente a fem de uma fonte.
3. Material Utilizado
Fontes de tensão, multímetro, resistores, cabos, pontas de prova, jacarés e placas de bornes.
4. Procedimentos
Foram selecionados quatro resistores de maior resistência e, anotado na Tabela (1). Em seguida foi montado o circuito abaixo, considerando εA > εB, sendo εB a f.e.m desconhecida. E foi montado o seguinte circuito (Figura 2):
Figura (2): (a) Circuito de duas malhas; (b) Montagem do sistema na placa de bornes.
Feito isto, a fonte de tensão () foi ligada e regulada para 20 V. E outra fonte () foi ligada no máximo.
Com o amperímetro e o voltímetro, foram medidas as correntes e feitas as leituras das tensões em cada ramo e em cada resistor respectivamente. Os valores foram anotados na Tabela (1).
5. Resultados
Tabela (1): Sistema com duas malhas.
Resistência
Experimental (Ω)
Corrente
(mA)
Tensão
(V)
Potência dissipada
(W)
R1 = 2200
06,45
13,96
0,0886
R2