Controles Gerenciais
Marcel
2014
Controle gerencial:
Para Anthony (1965), controle gerencial é o processo através do qual os administradores se certificam que os recursos sejam obtidos e aplicados eficaz e eficientemente na consecução dos objetivos da organização. Dentro desta perspectiva, Anthony propõe um modelo pragmático do processo de controle , desenvolvido a partir do estudo da estrutura organizacional e fortemente baseado no conceito de centros de responsabilidade e na avaliação de desempenho. Pressupondo a existência de diferentes níveis de decisão, o objetivo do sistema de controle gerencial é o goal congruence, ou seja, fazer com que os objetivos das pessoas coincidam com os objetivos da organização.No entanto, não leva em conta o sistema de valores das pessoas quando assume que os elementos aceitam a necessidade de controle, como se fossem compelidos por uma motivação racional.
Planejamento Estratégico: O controle gerencial deve buscar os objetivos da organização e as orientações para alcançá-lo.
Controle Operacional: Deve fornecer parâmetros que certifiquem que as tarefas estão sendo conduzidas eficaz e eficientemente.
Em função de sua necessidade de adaptações e conformações a imposições ambientais externas e internas, ou seja, são as características ambientais que condicionam as características organizacionais. Neste caso, o processo de controle gerencial é dividido, dentro do processo de identificação da variável de controle, entre processo esquemático de direção de curto prazo e processo de acompanhamento de desempenho de curto prazo. (Lorange e
Morton – 1974).
O sistema formal de planejamento de longo prazo possui influência direta sobre o sistema de controle gerencial, pois nele serão encontradas expectativas de mudança do ambiente externo.
Na abordagem de Hofstede (1975), a implantação de um sistema de controle gerencial requer mudanças significativas na filosofia de controle da empresa, por se basear em uma visão mais ampla de um