AS I
A base da bioestatística está na comparação de grupos a partir da identificação e estudo de variáveis que são características mensuráveis utilizadas para classificar indivíduos de uma população. Podemos então afirmar que:
R: Variáveis são características mensuráveis como: peso, altura, sexo, cor e raça que nos permite diferenciar indivíduos dentro das populações.
Após a formulação de uma hipótese é necessário que uma sequência de passos sejam seguidos até que se chegue a uma nova teoria. Assinale abaixo a afirmação incorreta a respeito deste método científico:
R: Coletar dados significa estabelecer qual o parâmetro que vou utilizar após obtenção e análise dos resultados, para considerar que meus dados confirmam ou negam minha hipótese inicial.
Sabemos que o pensamento científico ocorre a partir de uma linguagem teórica sobre conceitos e hipóteses científicas, porém a sua comprovação necessita de uma linguagem e método operacional. No seguinte exemplo de hipótese científica: “Quanto maior a ingestão de açúcar, maior é a ocorrência de problemas odontológicos”. Podemos afirmar que:
R: Ingestão de açúcar e problemas odontológicos são conceitos teóricos, e que são métodos operacionais adequados para medir estes conceitos: quantidade diária em gramas de açúcar e número de dentes afetados por cárie por ano.
As variáveis quantitativas permitem uma série de cálculos, pois são numéricas e permitem então operações matemática. É possível identificar que uma variável é quantitativa quando, ao se classificar os indivíduos, obtemos números e não nomes. São todos exemplos de variáveis quantitativas:
R: Altura de indivíduos; número de filhos de um determinado casal; peso de animais de um experimento.
A partir da seguinte definição de Bioestatística: “A ciência que trata com os planos e métodos de coleta, tabulação e análise de fatos numéricos nas ciências da vida.” Podemos afirmar que:
R: A partir da formulação de hipóteses científica