H. Novak/P. Cohen
Belo Horizonte
12 de agosto de 2014
QUESTÕES:
1. Quais as grandes correntes do pensamento moderno que o autor Hélio Novak associa às “mudanças do gosto”?
Segundo o pensador Hélio Novak, as mudanças de gosto estão associadas ao afrouxamento dos valores sociais que permitem a modificação da moral e do costume. Essa por sua vez, pode estar ligada a transformações sociais, pois quando se inova em arte é preciso inovar o conceito, quebrando alguns paradigmas que podem até acarretar em uma “revolução social”. Quando a sociedade está sofrendo transformações, o gosto também se transforma. De acordo com o autor “o gosto é algo socialmente construído[...]”.
2. Explique como o autor Hélio Novak interpreta o mecanismo de formação do gosto.
3. Pesquise e elabore uma pequena biografia a respeito dos seguintes artistas apontados no texto de Novak:
Édouard Manet,
Vincent Van Gogh,
Honoré Daumier,
Christo Yavashev,
Mapplethorpe,
Andy Warhol.
Identifique e componha a ficha técnica de duas obras de cada um desses artistas mencionados.
4. Explique o que se pode entender por “Arquitetura da Destruição”, título do documentário de Peter Cohen assistido em aula.
Pode-se inferir do título do documentário que, para que uma nova construção arquitetônica possa existir será necessária uma destruição da atual arquitetura presente.
Para conseguir um embelezamento do mundo é necessário retirar tudo aquilo que o torna feio, como cita Leon Cakoff “O nazismo tinha como um dos seus princípios fundamentais a missão de embelezar o mundo. Nem que, para tanto, destruísse todo o mundo”.
O outro ponto que pode ser inferido do título é o fato de Hitler acreditar em uma raça pura, a raça Ariana. Para que a mesma existisse era necessária a destruição de tudo o que a impedisse de existir.
Como registra o biólogo Danilo Vicensotto; “A raça ariana seria supostamente a linhagem mais pura dos seres