F Sica Movimento Retil Neo Uniforme
//Resumo de todo o assunto apresentando no trabalho
2. Objetivo
Mostrar o movimento retilíneo uniforme, demonstrando que sua velocidade permanece constante em qualquer posição ou intervalo de tempo.
3. Desenvolvimento Teórico
Movimento Retilíneo Uniforme
O movimento é chamado de retilíneo quando, sua aceleração é nula e sua velocidade continua constante em certo percurso.
Ou seja, levando em consideração um ponto de referencia para início e outro para o final, e marcando certo tempo a partir do ponto inicial até o final do percussor. Um objeto que passa pelo primeiro ponto com certa velocidade inicial, tem seu tempo e movimento marcados, ao chegar ao final sua velocidade sendo a mesma, ela será um movimento retilíneo.
A função da posição em relação ao tempo é:
S=So+Vt
Onde S é o espaço percorrido pelo objeto, e So e t são sua posição e tempo iniciais.
Fig.01, gráfico da posição em relação em relação ao tempo. Onde a linha vermelha é a trajetória de um objeto, e os pontos são os diferentes tempos, na linha horizontal, e posições, na vertical, marcadas.
O gráfico da Fig. 01 mostra a trajetória de um objeto partindo de um ponto inicial que se é esperado é uma linha reta partindo do ponto inicial, mostrando que o objeto estudado percorreu constantemente um mesmo espaço e tempo, no gráfico em questão, a velocidade obtida é 1 m/s, resultado obtido da relação espaço/tempo.
Fig. 02, gráfico da velocidade em relação ao tempo. A linha vermelha representa a trajetória de certo objeto e os pontos são os encontros da velocidade, na vertical, com o tempo, na horizontal.
Gráfico da fig. 02 mostra que, a partir do ponto de referencia e inicio da cronometragem, a velocidade permanece constate durante o percuso.
4. Desenvolvimento Experimental divida em duas partes
4.1. Materiais Utilizados.
1.Trilho de ar
Fig. 03 trilho de ar, é a ”pista de teste” para o movimento do “carrinho”.
2. Gerador de