Conceito De Educa O Rela Es Entre Sociedade Cultura E Educa O
Curso: Pedagogia
Componente Curricular: Fundamentos Da Educação
Professor: Mauricio José Siewerdt
Acadêmica: Aline Bertoncello
Atividade: Resumo Descritivo
Conceito De Educação: Relações Entre Sociedade, Cultura E Educação
O autor propõe trabalhar o conceito de educação de forma simplificada abrangendo dois significados: restrito e amplo, sendo restrito: baseado na pedagogia clássica, que se limita em educação às fases infantil e juvenil e amplo: refere-se a um sentido mais expandido no que se diz respeito à existência humana em todos os seus aspectos. Segundo Pinho, “ a educação é um processo pelo qual a sociedade forma seus membros à sua imagem e em função de seus interesses”. Através dos subtítulos a seguir, o autor argumenta a sua defesa em relação a educação formada a partir da sociedade.
Caráter Histórico-Antropológico da Educação
Com base na definição, o autor explicita os caracteres da educação em tópicos:
a) A educação é um processo histórico em duplo sentido: 1º – Representa a história individual de cada ser humano. 2º vinculado à fase vivida pela comunidade em sua contínua ação.
b) A educação é um fato existencial, refere-se ao modo de como o homem configura a sua essência.
c) A educação é um fato social, refere-se ao modo que a sociedade molda os seus membros para integrar-se a sua forma vigente.
d) A educação é um fenômeno cultural, a sua própria forma de transmitir é parte do fundo cultural e dependem do grau de desenvolvimento.
e) Em sociedades altamente desenvolvidas , com divisões de classes, a educação estrategicamente não consiste em formar todos de maneira uniforme, porque não há interesse em formar indivíduos iguais, pois busca manter a desigualdade, ou seja, na sociedade não são todos que tem o privilégio da educação pelo saber letrado, este benefício é privilégio geralmente de uma certa classe.
f) A educação se desenvolve sobre o processo econômico da sociedade, pois a distribuição da educação