F sica do Sol
1. INTRODUÇÃO
O Sol é a estrela mais próxima do homem aqui na Terra e, portanto, aquela que foi mais estudada pela ciência. Muito do que se sabe das estrelas de maneira geral foi devido ao estudo do Sol, que funciona como um laboratório de altas energias para experimentos que são impossíveis de serem reproduzidos aqui na Terra. Figura 1: Imagem do pôr do Sol, nosso objeto de estudo. (Retirado de http://www.enirvana.com.br/blog/sol-de-verao/)
O Sol é uma estrela que vem sendo estudada há séculos, mas foi somente nas últimas décadas que nosso conhecimento a seu respeito aumentou significativamente. Esse aumento no nosso conhecimento se deve aos satélites que, livres da atmosfera terrestre, nos permitiram investigar as propriedades da radiação ultravioleta e dos raios X oriundos do Sol. Nossa atmosfera absorve fortemente as radiações vindas do Sol, desta forma, impossibilita nossos aparelhos de detectá-las, com isso os detectores devem ser colocados em balões ou satélites. Mesmo as ondas de rádio provenientes do Sol, que atravessam a atmosfera terrestre sem nenhum problema, só foram detectadas por volta de 1942. Embora seja prejudicial às pesquisas, é justamente porque nossa atmosfera age como um escudo, bloqueando desta forma as radiações altamente energéticas (ultravioeta e raios X), que se torna possível a vida na Terra.
Para o nosso estudo sobre o Sol consideramos importante conhecermos as características básicas do Sol, como sua distância da Terra e como essa medida foi obtida, sua massa, sua composição, seu raio, conhecer um pouco melhor a radiação por ele emitida, etc.
Dentre tantas características e áreas de estudo do Sol, escolhemos nos debruçar nos estudos sobre a radiação emitida pelo Sol, em suas diversas variações, tendo como pano de fundo obviamente um pouco da Física envolvida. Importante deixar claro que o tratamento físico das questões, como as ondas eletromagnéticas, são