DEFICIENCIA FISICA
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................................4
3CONCLUSÃO............................................................................................................7 4REFERÊNCIAS.........................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
Para Vigotski (1995), o desenvolvimento de uma criança diferente é único. Para atingir o mesmo nível de desenvolvimento de uma criança com desenvolvimento típico, a criança com necessidades especiais percorre um caminho diferente, utilizando outros meios e as ferramentas mediacionais de forma diferenciada. Não se supera um problema sem tomar consciência dele; isso pode ser aplicado tanto para o aluno, quanto para o professor. À medida que os professores têm oportunidades de refletir sobre esse fato, podem transformar suas práticas pedagógicas pelo conhecimento, teoricamente, sem simplificar suas atitudes diante dos problemas encontrados (COLLARES, 1992).
A educação especial é uma modalidade de ensino destinada a educandos portador de necessidades educativas especiais no campo da aprendizagem, originadas quer de deficiência visual, auditiva, mental, quer de características como altas habilidades, superlotação.
A oferta da educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil. Sendo assim, respeitando-se as possibilidades e as capacidades dos alunos, a educação especial destina-se às pessoas com necessidades especiais e pode ser oferecida em todos os níveis de ensino.
A Constituição Federal estabelece o direito das pessoas com necessidades especiais receberem educação, preferencialmente na rede regular de ensino (art. 208, III).